Esta área da prática em Quiropraxia é controversa, uma vez que os problemas não parecem estar relacionados com a coluna, poucos pacientes que sofrem deles buscam auxílio de quiropraxistas.
Quiropraxistas, médicos e osteopatas concordam que, ao restaurar a função correta das articulações da coluna vertebral e de tecidos moles associados, são produzidos efeitos reflexos no sistema nervoso. Estes efeitos são integrados em centros na medula espinhal que contém um determinado número de nervos e neurônios, os quais regulam funções musculoesquelética e viscerais simultaneamente.
Isto significa que a manipulação das articulações vertebrais pode ter efeito nas funções e distúrbios viscerais e no estado geral de saúde e bem estar. Os efeitos exatos não podem ser previstos, entretanto são de importância fundamental para alguns pacientes.
Há uma grande dependência de fatores estruturais, do tipo de paciente e da competência do profissional, mas é uma grande verdade, que qualquer que seja a doença do paciente, ele terá uma melhor chance de recuperação se ele for mecanicamente são. Lesões mecânicas são a causa de muitas doenças, porque as lesões enfraquecem as vísceras que estão ligadas de maneira reflexa e segmental a elas. Afirmar que as lesões mecânicas são a única causa em uma doença é, obviamente, ridículo. Elas são raramente as únicas responsáveis, mas elas não podem e não devem ser ignoradas em qualquer doença.
Daniel David Palmer, o fundador da Quiropraxia, afirmou que seu primeiro paciente teve sua audição restaurada após a manipulação da coluna torácica. Relatos semelhantes já foram documentados, e se relacionam com o ajuste da articulação T4-T5. Salienta-se que a indicação para o tratamento quiroprático era a fixação ou restrição na coluna e não a audição prejudicada.
Casos semelhantes já foram relatados para problemas de visão, um exemplo, paciente após traumatismo na cabeça, e descartada possibilidade de coágulos ou outra patologia serem causa para a perda de visão repentina, quiropraxista, optometrista e oftalmologista tratam e avaliam evolução com ajustes na cervical alta, em 11 atendimentos durante 3 meses o paciente recupera a visão normal e se torna capaz de ler confortavelmente.
A Quiropraxia tem um papel melhor estabelecido no tratamento de tonturas e vertigens. Vários autores salientam que é importante enfatizar que um fator cervical pode estar presente em todas as formas de vertigem e tontura, e em nenhum outro campo a manipulação é mais eficiente do que no tratamento de distúrbios do equilíbrio.